Contents
Como você professor, professoras pode realizar Lives pelo Facebook?
Olá meu nome é Fernanda Cunha. E aqui para mais um conteúdo/vídeo da série DEScomplicando
Lives são acontecimentos em tempo real, transmissões ao vivo, que podemos realizar pelas mídias sociais o caso pelo Facebook.
Então fica a questão
Como nos apropriamos dessa possibilidade de transmissão ao vivo, pelas mídias sociais, de modo a potencializar o processo de ensino-aprendizagem, com os nossos alunos pelo Facebook?
Nesse momento lógico, do coronavírus em que se faz necessária essa suspensão das aulas em sala de aula, como podemos usar apropriar de modo mais significativo para potencializar esse processo de aproximação, com os nós os alunos, através do que temos, podemos ensinar, a eles.
Como criar Live na Página Principal do Facebook
Para você realizar sua Lives no Facebook, essas transmissões ao vivo via vídeo, você tem três opções dentro da sua área logada no Facebook: pela página inicial, pelas outras páginas criadas no Facebook, ou ainda pelos grupos.
Pela página inicial, pelas outras páginas, que você pode ter criado em disponibilizado na sua conta.
No caso eu tenho uma página intitulada vivências pela rede, essa página que tá do lado esquerdo, enquanto atalho porque ela está sendo atualizada. Então ela está desta forma para até o processo final da sua atualização.
E ainda você pode realizar essa Live através dos grupos, dos grupos que você participa.
Se esses grupos tiverem deixado a opção de Live, nos seus respectivos grupos ou ainda nos grupos que você pode criar. E aí sim também caso você deixe disponibilizado utilizar realizar lives.
Para você realizar essas lives, essas transmissões ao vivo, o Facebook ele disponibiliza uma ferramenta chamada vídeo ao vivo.
Essa ferramenta ela estará então em página inicial, nessas páginas que você possa vir a ter que você criou no na sua conta do Facebook ou nos grupos.
Ou seja, você vai ter a mesma ferramenta, para realizar a mesma configuração, nesses nesses diferentes Campos comunicacionais aqui do Facebook.
Clicando então o botão esquerdo do mouse sobre página inicial você vai localizar essa opção em três Pontos que você não vai mentir clica o botão esquerdo do mouse e você vai localizar então vídeo ao vivo.
Esta é a ferramenta do Facebook para você realizar as suas lives. Atribua um clique com o botão esquerdo do mouse e vai aparecer então campo para configuração da sua Live.
Observe que já foi localizado pela ferramenta do Facebook, essa ferramenta vídeo ao vivo a minha câmera no meu computador (webcam), por quê?
Porque a opção usar a câmera está selecionado, se eu tivesse com opção usar a chave stream, veja que quando eu selecione esta opção, automaticamente o processo de visualização da minha imagem foi finalizado.
Tanto a ferramenta tanto pela opção: chave stream, como a opção codificador.
São opções que podem ser utilizadas, quando você pretende agregar na ferramenta de vídeo ao vivo, para construção da sua Live do Facebook .
Essas ferramentas lhe proporcionar outros recursos, para a gravação de seu vídeo no Facebook, agregando recursos a sua Live no Facebook.
Pessoalmente eu entendo, que utilizar a ferramenta a vídeo ao vivo do Facebook, você professores, professora poderá realizar a sua live, e o limite será, sua imaginação, em suas intervenções pedagógicas e disponibilizar seus conteúdos com bastante propriedade em suas lives, aos seus alunos, e alunas. Enfim vamos falando sobre isso.
Muito bem então, eu escolhi usar a câmera, e aqui está sendo transmitida a minha imagem, entretanto, eu ainda não iniciei a minha transmissão ao vivo.
Porque para minha transmissão ao vivo ocorrer eu tenho que acionar, iniciar a transmissão ao vivo, clicando neste botão azul, que fica localizado na minha diagonal inferior esquerda, do meu campo da tela.
Entretanto eu ainda não vou iniciar, porque eu vou ainda vou continuar minhas configurações:
Eu tenho duas opções em que posso transmitir o vídeo:
- Iniciar transmissão ao vivo agora
- Programar um vídeo ao vivo
Eu poderia escolher entre, iniciar transmissão ao vivo agora, ou programar um vídeo ao vivo,
Programar um vídeo ao vivo, ou seja, ao clicar, eu poderia programaria uma data, uma hora dentro do calendário, opções dos dias próximos em que o Facebook oferece, para que eu possa programar a data em que irei realizar essa essa Live.
Após escolher o dia e horário, da minha live, eu poderei notificar a minha comunidade, meus contatos, meu grupo, em que aconteceria, ou que acontecerá a minha live.
Mas não vou utilizar a opção programar vídeo ao vivo, e sim vou selecionar opção transmissão ao vivo agora como exemplo.
Após escolher o tipo de transmissão, vou configurar onde irei compartilhar a minha live.
O Facebook oferece neste campo opções de onde posso escolher onde minha transmissão será compartilhada.
Então eu clico nesse Triângulo invertido que aparece uma cortina de opções:
- Compartilhar na sua linha do tempo
- Compartilhe em uma página que você gerencie
- Compartilhe em um grupo
Neste exemplo vou compartilhar na minha linha do tempo.
Logo abaixo eu tenho a opção para escolher o meu público, ou seja, a minha audiência, que eu quero que essa live seja transmitida.
Vou em selecionar o meu tipo de público, ou seja quem poderá assistir a minha live:
Opções:
- Público
- Amigos de meus amigos
- Amigos
- Amigos, exceto
- Amigos, específicos
- Somente eu
Se eu optar pela opção – Público – (Como já está expresso qualquer pessoa dentro ou fora do Facebook ter acesso essa Live).
Se eu optar pela opção – Amigos de meus amigos – Quer dizer que os contatos dos meus contatos, porque sabemos que o Facebook chama os contatos que vamos adquirindo na nesta mídia social de amigos. Então os contatos dos meus contatos terão acesso a essa Live
Se eu optar pela opção – Amigos – Os meus amigos do Facebook
Se eu optar pela opção – Amigos, exceto – aqui eu posso colocar os meus amigos do Facebook excluindo alguma audiência, que eu entenda não ser participe desse processo dessa Live dessa vivência.
Se eu optar por – Amigos, específicos – nessa opção amigos específicos eu vou selecionar exclusivamente aquela audiência.
A diferença desta opção amigos exceto alguns de amigos específicos:
Se eu for utilizar basicamente de toda a minha audiência, mas eu vou tirar um quantitativo menor, tecnicamente vai ficar mais fácil esse procedimento na opção amigos exceto, assim eu removerei alguns amigos.
Uma observação nessa opção você clica no ícone (triangulo invertido) abrirá janela com todos os seus amigos (alunos) do Facebook, clicando em cada amigo (aluno), você estará excluindo-o da sua transmissão, e você observará que o ícone (botão) ficará na cor VERMELHO.
Mas se eu tenho uma pequena audiência e para ter uma logística melhor, você selecionar amigos específicos, nessa opção você selecionar os seus amigos ou se eu usar a terminologia alunos, eu seleciono os alunos de uma determinada disciplina. Então você tem aqui 5 mil contatos, 2 mil contatos, 1 mil contatos, 500 contatos. Mas você quer uma audiência específica de 30 alunos 40 alunos para transmitir essa Live do Facebook, clicando em cada amigo (aluno), você estará selecionando-o para a sua transmissão, e você observará que o ícone (botão) ficará na cor AZUL.
Se eu optar pela opção – Somente eu – é uma opção bem relevante porque somente estarei nessa Live ou seja sem audiência. Entretanto eu posso depois de efetuar a gravação dessa Live, que eu posso chamar entender conceituar, com uma vídeo aula.
E este vídeo este conteúdo eu depois, posso tirar do privado do somente eu, e disponibilizar para uma determinada audiência.
Veja então eu vou deixar no caso somente eu, vou atribuir a uso da câmera não é porque eu vou utilizar aqui.
Repito a ferramenta vídeo ao vivo sem agregar outros recursos externos ao Facebook.
No campo esquerdo título do vídeo ao vivo dizer que título você pode dar aqui eu posso colocar “DEScomplicando Lives, pelo Facebook ”.
Eu poderia realizar uma descrição escrita a que se trata que conteúdo vai estar disponível dentro desse vídeo. Eu não vou realizar isso mas eu poderia escrever que trata-se de um vídeo da série descomplicando, sobre como realizar lives pelo Facebook em que professores e professoras podem pensar em como agregar esta ferramenta no seu processo de ensino-aprendizagem pela rede.
Eu não escrevi isso, mas eu poderia ter escrito. Muito bem então eu já realizei a minha configuração.
Agora vou clicar para iniciar transmissão ao vivo. Imediatamente ao clicar nesse botão (Botão na cor AZUL) houve uma contagem regressiva, nessa contagem regressiva a ferramenta seleciona duas opções de miniaturas (fotos) para você utilizar como capa, para divulgar o seu vídeo.
Aguardando o momento que informa que eu já estou ao vivo, eu já estou ao vivo quando inicia a transmissão, do meu botão mudar a cor (botão fica na cor VERMELHO).
A partir deste momento estou ao vivo. Agora no momento em que eu desejar encerrar essa transmissão eu posso clicar então sobre esse botão encerrar vídeo ao vivo.
Bem então eu vou encerrar o vídeo ao vivo.
Imediatamente ao acionar o botão encerrar o vídeo ao vivo, automaticamente surge essa caixa de diálogo o Facebook. Onde informa que ao encerrar essa transmissão, se eu desejo salvar, ou excluir, clico no OK, que informar que estou ciente disso.
Imediatamente ele vai me colocar uma outra caixa de informação, em que aqui, eu posso ver a publicação, se eu clicar nesta neste triângulo, e neste ver a publicação de fato vai me mostrar a medicação clicar nesse botão vai colocar vai me vai ficar disponível para eu assistir essa transmissão.
Olha vamos ouvir um pouco, foi o que eu tinha dito por mim, agora no momento da gravação da minha transmissão. Eu posso então compartilhar esse vídeo essa Live.
Quando eu ponho o mouse sobre compartilhar, ele vai informar que aqui é para eu enviar para amigos, ou eu publicar na minha linha do tempo.
Por que esta dizendo para eu publicar na minha linha do tempo? Por que eu já tinha configurado na publicação para compartilhar para compartilhar, na linha do tempo. Você pode também deixar, comentário e curtir.
No campo superior direito, tem um comando com icone três pontinhos que ao clicar, eu vou ter um menu de opções.
Abre uma janela, para salvar o vídeo, onde teremos algumas opções:
- Baixar o vídeo
- Editar o vídeo
- Desativar notificações dessa publicação
- Excluir
- Desativar traduções
Eu vou clicar em editar o vídeo, quando eu coloco em editar o vídeo aparece esse menu de opções:
Em que eu posso trazer informações mais detalhadas:
No campo – Neste Vídeo: Eu poderia informar, quem participou da Live.
Eu poderia na live com algum convidado, algum colega, que eu nós poderíamos estar trazendo um debate entre nós dois, cujo debate acerca de um conteúdo específico, e que esse conteúdo específico seria utilizado para impulsionar determinada reflexão, naquela aula em especial para com os meus alunos e alunas pela rede.
Eu poderia ter uma outra situação de outra natureza que eu poderia ter outros participantes, e aqui colocar o nome o crédito dessas pessoas, que apareceram, que participaram de um modo direto ou indireto do vídeo.
No campo – Título: Eu posso alterar o meu título.
No campo – Miniatura: Eu posso escolher a miniatura que foi captada na contagem regressiva quando iniciei a transmissão. Só para reforçar a ferramenta do Facebook registrou a minha imagem, que será utilizada para capa da minha live. (por isso no momento da contagem regressiva o ideal é ficar parado, no momento da capturar a imagem você tenha uma imagem com mais plástica.
No campo – Onde: campo onde logicamente referenciar caso eu queira o lugar onde ocorreu a gravação.
No campo – Quando: Posso trazer informação do ano, mês, dia e hora em que aconteceu essa gravação.
No campo – Quando: Eu posso trazer aqui uma descrição mais detalhada acerca do conteúdo que essa gravação foi apresenta né Qual é o conteúdo que ela apresenta então
No campo – Legenda: Eu também posso inserir legenda caso eu queira inserir uma legenda construída por mim eu deverei ter uma legenda com a extensão SRT.
Se você colocar o mouse sobre a interrogação ele vai explicar o que é um arquivo SRT.
E aí você deverá gerar um arquivo SRT, e depois que você criou esse aqui, ao clicar sobre escolher aqui vai abrir o campo para você escolher esse arquivo dentro do seu computador.
Eu não tenho nenhuma legenda construída então eu não vou clicar.
No campo Incorporação: Eu posso permitir ou não né que esse vídeo seja incorporado: Caso desejar clique em incorporação, que o seu material poderá ser incorporado dentro sites de terceiros. Como ele está desabilitado, eu estou permitindo que utilizem este meu material. Desta forma ele poderá ser publicado em sites de terceiros. Fica ao critério da intenção do motivo. Se você quer ou não permitir essa incorporação.
No campo – Categoria: Você pode categorizar a natureza do conteúdo do seu vídeo.
Eu posso categorizá-lo dentro de tecnologia, ou em música, eu vou deixar como outros.
No campo – Privacidade: Permanece selecionado Somente Eu.
Já falamos sobre a escolha da audiência (onde tenho muitas opções (Público, Amigos, Amigos exceto, Amigos de amigos, amigos específicos, e somente eu)) é muito rico porque a partir da audiência que eu escolho, eu posso realizar por exemplo Público: eu posso criar para, um congresso, um seminário, um colóquio.
Outro exemplo eu posso trazer para um grupo específico (amigos específicos), essa audiência eu vou utilizar para realizar uma aula em rede, ou para uma disciplina.
Ou eu posso realizar um na opção amigos específicos eu posso criar para um grupo de pesquisa. Ou até para um colóquio e ou seminário, assim eles vão se caracterizar como um projeto de extensão. Ou caso escolha opção Público ele poderá ser aberto para toda a comunidade.
Enfim eu tenho uma série de possibilidades, que vão de acordo com a estratégia, com ação educativa, com a intervenção educativa, que eu pretendo ali realizar.
Editar o vídeo Finalizando as configurações da ferramenta editar o vídeo, eu poderia dar salvar, cancelar alterações ou excluir vídeo.
Eu vou dar como excluir. Após clicar em excluir o Facebook abre uma caixa de dialogo questionando “Tem certeza de que deseja excluir vídeo?”
Recapitulando toda essa demonstração da ferramento vídeo ao vivo fizemos na minha página principal do meu Facebook.
Com eu já havia dito podemos fazer Live também dentro uma página que você tenha criado, vou clicar nesta página chamada vivências pela rede.
Como criar Live dentro da página criada dentro do Facebook
Clico na minha página intitulada “ Vivências Pedagógicas”
Na minha página eu vou localizar logo abaixo novamente a ferramenta ao vivo. Clico nesta ferramenta ao vivo e ao clicar na ferramenta ao vivo novamente vai abrir o campo de configuração.
Essa área de configuração, é exatamente a mesma área de configuração que vimos quando estávamos criando uma live na página inicial. Mas agora nós estamos dentro da página vivências pela rede, aí rapidamente eu atribuo câmera, clico na transmissão ao vivo agora, ou caso eu posso programar essa transmissão.
Após escolher qual o tipo de transmissão, eu configuro em que espaço que eu quero compartilhar, neste momento estamos utilizando como exemplo a utilizando da página criada no Facebook intitulada vivências pela rede, coso eu tivesse outras páginas que eu gerencie posso também inclui-las para a transmissão.
Continuo com as configurações, eu incluo o título dessa transmissão.
Nessa transmissões eu tenho um acontecimento ao vivo, sim caso eu queira fazer live. Mas se eu preferir você poderá utilizar essa ferramenta para gravar vídeos, neste caso eu selecionado público – SOMENTE EU, e essa transmissão irá gerar um vídeo que posteriormente eu poderei disponibilizar em todos os canais do Facebook, e em demais plataformas midiáticas, e em redes sociais. Lembrando que já havíamos visto no exemplo em que ensinei a criar live na página principal.
Após todas as configurações realizadas eu atribuo – Iniciar transmissão ao vivo.
Repito:
Após clicar no botão iniciar a transmissão ao vivo, começa uma contagem regressiva três dois um, para me informar que daqui a alguns instantes, a transmissão ao vivo irá iniciar.
Nessa transmissão eu deixo em privado, não estará imediatamente público para as pessoas. Essa caneta, eu posso se clicar aqui corrigir, ou mudar o nome da minha transmissão.
É muito interessante, que você também tem a possibilidade de copiar link da sua transmissão. Este link será o endereço do seu vídeo, o qual você poderá enviar para diversas pessoas, grupos, ele você poderá compartilhar,
Eu posso compartilhar enviar para as pessoas, publicar em no meu blog, em todos os canais de mídia que eu desejar. Utilizando de diferentes maneiras para divulgar e socializar este conteúdo com outras pessoas.
É interessante e novamente repito, que nos professores e professoras repensarmos na utilização do Facebook.
Se eu estou criando um congresso, um colóquio, um seminário, então eu crio uma página no Facebook, com aquele título daquele congresso, daquele seminário, daquele colóquio.
Ou utilizamos para diferentes possibilidades de relacionamento, mas muitas vezes nós não nos damos a refletir, como aquela página do Facebook ela pode ser incorporada, como uma página de relacionamento, para a vivência de um colóquio, de um seminário, de um grupo de pesquisa.
E dentro dessa página eu tenho muitas ações que vale olharmos aquela página, como uma ferramenta importante para potencializar nos processos de ensino pela rede, como aquela página do Facebook ela pode ser incorporada.
Nós professores e professoras poderemos nos apropriar de cada ferramenta, de cada opção, para que o contato, o relacionamento das pessoas, aconteçam pelas mídias sociais.
Porque hoje em dia, é muito difícil um professor, uma professora, que não tem uma conta no Facebook, quase todos nós temos uma conta no Facebook, que pouco utilizamos. Ou utilizamos para diferentes possibilidades de relacionamento. Mas muitas vezes nos não nos damos a refletir, como aquela página do Facebook, ela pode ser incorporada como uma página de relacionamento para a vivência de um coloquio, um seminário, de um grupo de pesquisa.
E aí ter por exemplo as lives que eu posso realizar, que estão dentro dessa página, ou seja que estão dentro deste seminário, para este acontecimento. É muito interessante refletir com este olhar.
Opa! Deixa eu avaliar, analisar não só como uma usuária, mas de que maneira eu posso me apropriar desta página, conceituando a utilização dela numa vivência prática, na promoção de um coloquio, ou de uma disciplina.
E aquela página eu não olho como uma simples página do Facebook, porque quando eu estou dentro de uma mídia social cada uma daquelas ferramentas são disponíveis ali possibilidades diferentes de relacionamento pela rede.
Então se eu aqui com meu exemplo de um colóquio, cada grupo, ela pode ser matemática de um GT. E ali disponibilizar diferentes lives naquele GT. Tem tanta coisa que dá para fazer.
Claro hoje a gente vive o tempo do coronavírus, que tem esse desconforto, que nos coloca em posição da restrição do convívio social.
Mas é bem verdade que quantas coisas as vezes a gente deixa de fazer, quantas ações, que pode socializar dentre os processos de reflexão de desenvolvimento de pensamento crítico, a edificação da construção de tantos conhecimentos, e que a gente acaba muitas vezes não fazendo por restrições de diferentes naturezas, até inclusive a financeira.
Mas Fernanda, pessoalmente é tão interessante em tal aspecto. Sim e em cada situação de convívio pense, aquele potencial daquela natureza, a ideia não é substituir a ideia, é sobrepor experiência, e vivenciar a natureza acerca daquele convívio, na potencialidade que aquilo tem.
Então fica aí essa dica, para que a gente pense, e nos apropriamos enquanto professores, professoras, a partir de um olhar, que nós não estamos somente em numa página. Nós estamos no ambiente dentre vários ambientes e recursos que se oferece por meio da mídia Facebook.
Que eu possa promover a essa potencialização de um processo de realização de ação e de convívio humano pela por dessa mídia social, e portanto, uma relação de convívio pedagógico educativo, arte educativo nesse universo digital.
Vou dar por encerrada esta minha transmissão.
E aqui, quando eu realizo o que nós já sabemos, aparece essa caixa de diálogo, em que eu posso salvar, excluir. E se eu escolher salvar, repito nós já conhecemos esta opção eu posso ver a publicação e dentro de ver a publicação, eu tenho várias opções, que nós já conversamos, e já está aqui observado o procedimento que fizemos anteriormente ele exatamente o mesmo.
Eu posso compartilhar em outra página, além da página que eu estou.
Eu posso compartilhar em outro grupo, e lembrando que agora eu estou dentro de uma página que eu tenho no Facebook, e dentro dessa página do Facebook e estou realizando essa Live, porque ela está agregada à esta página.
Agora eu vou excluir essa live (vídeo), vou deletar essa transmissão.
Live dentro de um Grupo no Facebook
Agora nós vamos experiência a realização de uma live aqui dentro de grupos, no meu perfil do Facebook.
Eu crio um grupo, ao criar este grupo eu posso intitular o nome desse grupo, “como utilizar a Como utilizar lives pedagogicamente pelo Face.
Ao eu criar um grupo com essa natureza, e ali eu colocar um grupo de professores, um grupo de alunos.
E nós explorarmos, analisar como pesquisa, essas possibilidades que podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem de diferentes naturezas de conhecimento de ensino.
Então eu vou manter privado. Mas poderia deixar público (visível) para qualquer pessoa ou posso deixar ocultado.
Então veja que criei o grupo Como utilizar lives pedagogicamente pelo Facebook, ele tá como privado, nós configuramos juntos. O grupo tem toda uma ação de várias possibilidades pedagógicas que a gente poderia pensar.
Fica aí a dica para todos nós professores e professoras criarmos este grupo em nossos Facebook. E que cada um de nós convidamos os nossos colegas, os nossos pares das nossas área, e discutiremos, e experienciados, e trocarmos estas experiência para o processo de ensino-aprendizagem pela rede com nossos alunos.
Dentro do grupo que eu estou dentro do grupo o vídeo ao vivo, a ferramenta que ela já ficou aqui nesse nessa demonstração muito conhecida por nós e que vai aparecer o campo de configuração e que nós já sabemos como realizar.
Voltando então parar a página inicial eu penso que aqui a gente finaliza essa demonstração de como realizar a Live pensando que é uma área o Facebook que não podemos esquecer de contato pela rede para o convívio social o convívio social em rede e portanto um convívio social pedagógico em rede pode ser estabelecido.
Observando ainda que trocarmos as potencialidades que o resultado que possa que possa ter através de diferentes ações que podemos edificar neste ambiente, pode ser uma troca muito rica e claro de natureza extensionista e de pesquisa.
Como criar um Grupo dentro da página Vivências pelas redes, criada no Facebook
Então veja eu clicando na minha página inicial, eu clico a minha página que eu criei vivencias pela rede. E em vivenciados pela rede eu localizando essa opção com esses três pontinhos, dou um duplo clique com o Mouse, eu vou localizar por essa cortina de opções, o criar grupo.
E aí eu posso então criar um grupo é dentro do da minha página, e aqui ele já vai colocar automaticamente pessoas que eu tenho no meu contato, que eu posso remover, acrescentar, e outra configuração que eu desejar dentro do meu grupo na minha página vivências pela rede.
Vou chamá-lo de vou deixar em privado no momento não tem ninguém dentro desse grupo muito bem criei agora eu vou entrar nesse grupo que está dentro do vivências pela rede o meu grupo teste.
Posso então trabalhar, discutir, refletir, questionar promover ali um encontro de diferentes naturezas através de lives e outros eventos que vai estar acontecendo sendo promovido dentro daquela página vivências pela rede.
Existe uma única possibilidade de formas de se explorar, desse experiência com a curiosidade em dócil pedagógica crítica, a partir de um intento educativo, que desejamos com os nossos alunos e alunas, para a edificação de um conhecimento mento que se possa construir aqui, neste ambiente neste espaço de convívio em rede, e que o limite certamente é a nossa imaginação pedagógica educativa arte Educativa.
Depois do susto vem o recriar, o criar, o resinificar, o significar a vida. Somos seres de contato, de interação. Como promover a interação, e portanto, a interação pedagógica o contato pedagógico digital, com nossos alunos e alunas por meio das mídias sociais.
Uma coisa são as plataformas, os processos institucionalizados, que pode-se as instituições de ensino no âmbito digital disponibilizar.
A outra questão é a nossa ação, a nossa intervenção pedagógica digital, com o intento crítico acerca de como promover, a expressão digital crítica dos nossos alunos.
Os nossos alunos que são jovens, precisam, necessitam manter a comunicação, necessitam, precisão da interatividade, da interação. O recurso tecnológico pelas mídias sociais, eles podem não promover nada, se nós não nos apropriarmos desses recursos. Tá aí o Facebook.
Facebook ele é um recurso, tão utilizado, mas tão utilizado na atualidade já alguns bons anos. E como podemos nos apropriar pedagogicamente, para trazer essa fruição estética dentro dessa mídia social, dentro desse universo em rede.
A expressão, promover a expressão digital crítica dos nossos alunos, através de uma qualidade estética de vida libertadora, da liberdade, do pensar do (re)criar do (re)organizar no conviver.
Um beijo no seu coração e até a próxima.