A IMPORTÂNCIA DO MAPA MENTAL PARA ESTUDOS E PROCESSOS PEDAGÓGICOS – E COMO CRIAR UM!

A IMPORTÂNCIA DO MAPA MENTAL PARA ESTUDOS E PROCESSOS PEDAGÓGICOS – E COMO CRIAR UM!

Mapa Mental 01 300x286 - A IMPORTÂNCIA DO MAPA MENTAL PARA ESTUDOS E PROCESSOS PEDAGÓGICOS – E COMO CRIAR UM!Os mapas mentais são uma ótima maneira de juntar os pontos criativos e liberar o potencial de sua ideia.

O mapa mental é uma técnica para capturar informações e visualizar processos de pensamento;

Os mapas mentais podem ser usados ​​para ajudar no aprendizado, para apresentar informações ou como uma ferramenta para o brainstorming e o desenvolvimento de ideias.

A chave para mapear a mente é a visualização.

São os elementos visuais que permitem fazer conexões e acender novas ideias.

Para empreendedores e estudantes, acadêmicos e desenvolvedores, um mapa mental é o primeiro passo para transformar uma ideia em realidade.

Dá-lhe o escopo para identificar desafios e bloqueios, mapear vários aspectos da jornada, planejar seus próximos passos e apresentar suas ideias para as partes interessadas.

Contents

OS BENEFÍCIOS DO MAPA MENTAL PARA O PROFESSOR

Mapa Mental 02 279x300 - A IMPORTÂNCIA DO MAPA MENTAL PARA ESTUDOS E PROCESSOS PEDAGÓGICOS – E COMO CRIAR UM!O mapa mental pode ser usado para facilitar o trabalho dos professores antes, durante e depois da aula para preparar uma apresentação oral, fazer anotações, resumir um livro, e assim por diante.

É essencial avaliar o conhecimento no início e depois de uma aula para monitorar a compreensão e o processo de seus alunos; caso contrário, você não poderá melhorar seu ensino da próxima vez.

O mapa mental é uma ferramenta útil para esse propósito. Ele incentiva os alunos a expressar ideias e fornece um barômetro preciso da adoção do conhecimento.

Tudo começa com uma ideia. Tudo o que você vê ao seu redor – seu telefone, computador, carro, caneca de café – tudo veio da mente de alguém.

Antes de fazer qualquer coisa com uma ideia, você precisa colocá-la no papel ou usar um software que permita criar links visuais claros.

Ao contrário do seu telefone, onde você pode fazer anotações por escrito ou por voz, escrever uma ideia – com conexões visuais entre os diferentes aspectos de seu processo de pensamento, a criatividade é desbloqueada de maneiras que não é possível com anotações.

Os mapas mentais são perfeitos para delinear grandes ideias e visualizar ideias menores que se relacionam com a sua memória.

Mapa Mental 06 300x300 - A IMPORTÂNCIA DO MAPA MENTAL PARA ESTUDOS E PROCESSOS PEDAGÓGICOS – E COMO CRIAR UM!O mapa mental pode ser usado para facilitar o trabalho dos professores antes, durante e depois da aula. Isso reduzirá uma série de papéis e economizará toneladas de horas para os professores.

Ao incorporar imagens, vídeos e até websites para a apresentação, o efeito de ensino será bastante aprimorado.

Como professor, você não tem muito tempo, mas quer apresentar o conhecimento aos alunos de maneira fácil de entender.

Dê uma olhada nos usos do mapa mental no ensino e veja como você pode melhorar o planejamento, preparação e administração de suas aulas sem complicações ou perda de tempo.

Como os mapas mentais podem beneficiar os professores?

1.    PLANEJAMENTO CURRICULAR

Para os professores, é essencial planejar o próximo ano. Talvez seja necessário projetar todo o currículo de um assunto. Com o mapa mental, você pode planejar seu ano letivo em sequência, priorizando os tópicos principais e adicionando os prazos necessários.

O Xmind torna esse processo ainda mais fácil com a compatibilidade perfeita com os programas do Office, incluindo o Microsoft Word, o PowerPoint e o Excel.

2.    PREPARAÇÃO DE AULA

Mapa Mental 03 300x300 - A IMPORTÂNCIA DO MAPA MENTAL PARA ESTUDOS E PROCESSOS PEDAGÓGICOS – E COMO CRIAR UM!A preparação para o ensino pode equivaler a arquivos cheios de
planos e documentos, já que preparar uma aula sozinho pode gerar dezenas de anotações.

Usando o mapa mental para planejar seu ensino, você pode reduzir a quantidade de anotações para visões claras e concisas que podem ser entendidas instantaneamente.

Os mapas mentais são ideais para exibir ideias na sala de aula, pois podem fornecer uma orientação pictórica e atraente para os alunos, fornecendo uma visão geral do assunto com a descrição necessária.

Eles são particularmente úteis para aprendizes visuais, como estudantes disléxicos, que podem se sentir frustrados e desmotivados quando recebem informações em formato linear e monocromático.

OS MAPAS MENTAIS ENCORAJAM A DISCUSSÃO E INTERAÇÃO

Perfeito para o brainstorming e geração de discussões, os mapas mentais podem incentivar os alunos a participarem e entenderem um assunto.

Você quer fluir sua criatividade e as dos seus alunos?

Dê uma ideia aos seus alunos e pergunte-lhes como isso pode ser alcançado, orientando-os a encontrar a solução criando mapas mentais.

Este método não apenas estimulará a criatividade, mas também ajudará os alunos a pensarem por si mesmos e aproveitarem a aula!

COMO CRIAR UM MAPA MENTAL

Mapa Mental 04 300x120 - A IMPORTÂNCIA DO MAPA MENTAL PARA ESTUDOS E PROCESSOS PEDAGÓGICOS – E COMO CRIAR UM!Mapas mentais podem ser desenhados à mão. Se possível, usando grande pedaço de papel. Mas são mais fáceis de serem desenvolvidos se você usar um aplicativo/software.

Aplicativos como o XMind, iThoughtsX ou Edraw – todos disponíveis na internet e de uso simples e brilhante – vêm com uma ampla funcionalidade visual e a capacidade de compartilhar com os outros e com você mesmo, para que você possa começar a documentar ideias com o mínimo de problemas.

Vamos a um guia rápido de como criar um mapa mental no Xmind.

1.      COMECE COM UMA IDEIA CENTRAL

Mapa Mental 05 240x300 - A IMPORTÂNCIA DO MAPA MENTAL PARA ESTUDOS E PROCESSOS PEDAGÓGICOS – E COMO CRIAR UM!Todo mapa mental começa com uma ideia central. Esse pode ser um tópico que você deseja explorar, o tema de uma apresentação ou uma ideia que você deseja desenvolver. Comece com o brainstorming antes de iniciar a criação.

Sua ideia central – principal objetivo ou desafio – deve ser representada visualmente, no centro de seu mapa mental, de uma maneira que prenda a atenção e deixe claro o que você está descrevendo. Ela pode ser colocada à esquerda do mapa mental, com ramificações se expandindo na frente, acima e abaixo, ou pode estar bem no meio da página, com ramificações se expandindo de todas as direções.

Aviso: O XMind chama isso de tópico, mas é a mesma coisa. É automaticamente colocado na página quando você abre um novo documento em branco. Clique duas vezes no texto para renomea-lo com sua ideia central.

2.      ADICIONE TEMAS DE NÍVEL SUPERIOR

Mapa Mental 07 278x300 - A IMPORTÂNCIA DO MAPA MENTAL PARA ESTUDOS E PROCESSOS PEDAGÓGICOS – E COMO CRIAR UM!Pense no seu objetivo ou desafio do mais alto nível. Quais são os elementos de direção para o que você está tentando alcançar?

Se você estiver criando uma estratégia de marketing, por exemplo, seus principais temas não incluirão mídias sociais, blogs e páginas de destino. Você começaria com a mensagem e o público (quem são eles, personas, etc.) e outros temas-chave a considerar, antes de mergulhar nos detalhes.

Nos mapas mentais do Xmind, você pode alterar a forma do nó, bem como sua cor e a espessura de sua borda. Você também pode alterar a fonte, cor, caixa e tamanho do texto.

3.      RAMIFICAÇÕES E ANOTAÇÕES

Aqui é onde você delineia os detalhes menores, por exemplo, como você responde as grandes questões e quais métodos você usa para atingir seus objetivos.

Não se preocupe se cada ramo do mapa mental se enche com muitas ideias. Você não precisa implementar tudo o que você escreve.

Os mapas mentais são uma chance de desbloquear o que é possível antes de se concentrar no elemento central.

Lembre-se que eu disse anteriormente que os elementos visuais de um mapa mental são importantes?

Aqui é onde você os adiciona. Quase todas as ferramentas de mapeamento mental têm uma coleção de clip art e ícones que você pode adicionar ao seu mapa mental.

Além disso, você pode adicionar qualquer imagem que desejar. As imagens são ótimas para transmitir uma mensagem, mas às vezes você precisa adicionar mais detalhes.

Ao criar um mapa mental, ele deve se parecer com isso:

Como Criar um Mapa Mental1 1024x299 300x88 - A IMPORTÂNCIA DO MAPA MENTAL PARA ESTUDOS E PROCESSOS PEDAGÓGICOS – E COMO CRIAR UM!

Um mapa mental finalizado deve descrever todas as maneiras pelas quais você poderia alcançar a resposta / resolver o problema no centro do mapa. Tudo no mapa mental deve levar de volta ao tema central.

A partir dos vários ramos e sub-ramos da ideia, deve surgir uma solução, ou uma série de etapas que você e qualquer outra pessoa envolvida possa implementar.

As ferramentas de mapeamento mental mais conhecidas permitem imprimir o mapa mental, exportá-lo em um dos muitos formatos de arquivo suportados ou pressionar o botão de compartilhamento para compartilhá-lo nas mídias sociais, na Web ou por e-mail.

E a integração na nuvem permite que você sincronize, visualize e edite mapas mentais on-line! Basicamente, qualquer coisa que você queira alcançar com seu mapa mental, pode ser feito com um software como o Xmind ou um papel!

Sim, é realmente assim tão fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.